29 janeiro 2006

Tombe La Neige ... em Ourém



Tombe la neige
(Salvatore Adamo)
Tombe la neige
Tu ne viendras pas ce soir
Tombe la neige
Et mon coeur s'habille de noir
Ce soyeux cortège
Tout en larmes blanches
L'oiseau sur la branche
Pleure le sortilège
Tu ne viendras pas ce soir
Me crie mon désespoir
Mais tombe la neige
Impassible manège
Tombe la neige
Tu ne viendras pas ce soir
Tombe la neige
Tout est blanc de désespoir
Triste certitude
Le froid et l'absence
Cet odieux silence
Blanche solitude
Tu ne viendras pas ce soir
Me crie mon désespoir
Mais tombe la neige
Impassible manège
Em 1976, acompanhado pelo Conjunto " Improviso " ( quem se lembra? ), o autor deste Post, cantou a canção acima.... Bons tempos....!


Treine para os casórios...

Dada a nossa recheada carteira de actuações casamenteiras convém não esquecer algumas peças fundamentais.

Vivaldi - Glória



Mozart - Ave Verum

27 janeiro 2006

MOZART - 250 º Aniversário - 27 de Janeiro


2006 marca os 250 anos de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart. Os eventos se espalham por toda a Europa, em especial nas principais estações da sua curta, porém intensa vida.
Em 27 de janeiro de 1756, nascia Wolfgang Amadeus Mozart na cidade austríaca de Salzburgo. Menino-prodígio musical, apesar de suas vitórias iniciais, faleceu na miséria, em 5 de dezembro de 1791, na capital Viena. Somente após a morte, foi reconhecido como um dos maiores gênios musicais de todos os tempos.Contudo, se pudesse receber os direitos autorais, não só pela execução constante de suas obras, como pelos subprodutos da moderna indústria de merchandising, ele seria miliardário. As doces e calóricas mozart-kugeln são apenas a variante mais inofensiva desse amplo potencial de consumo.
Associamo-nos, enquanto amantes da música, e particularmente da " sua música ", ao evento. Que Viva MOZART . !

26 janeiro 2006

Memórias XVI ...

Distante ano de 1984. Praça central do Castelo de Ourém. Durante um dia de trabalho, com ensaios extra. Maestro António de Sousa.
Em " gemas " estava o filho mais novo da D. Irene Marques, conforme se pode ver na foto.
O 4º homem a contar da esquerda é o Carlos Moisés, grande amigo nosso, actual vocalista da conhecida banda " Quinta do Bill ", que ao tempo vinha bastante a Ourém, e por vezes cantava connosco

Pare, escute e...treine II.

Um dos "must" do coro que deixa sempre o público embevecido. Mas nunca é de mais ouvir.


Haendel - Hallellujah

Pare, escute e...treine I.

Uma das peças a ser trabalhada é esta. Aproveite para escutá-la.

Gabriel Fauré - Cantique de Jean Racine

24 janeiro 2006

FANTÁSTICO... Publicidade e Música Coral.

Para ter uma ideia do que a música Coral pode fazer na Publicidade, aceda a este endereço: ( Ouvir com o Som bem Alto )

http://84.40.3.164/


Simplesmente FABULOSO !

22 janeiro 2006

OUTRAS MEMÓRIAS (I)


Corria o ano de 1988... Quem seriam os artistas? Onde se realizou a actuação? Será que continuam na "vida artística"? Espera-se a colaboração do "vasto auditório" do Cant'Auria(a)s para decifrar este enigma....
AS

Memórias XV ...


Bélgica, 2001. Momento de relax à mesa da esplanada. Welkom bij Gent (que é como se diz em flamengo Sejam bem vindos a Ghent ). As coisas que eu sei ! . Ao centro, e em grande destaque, " O Boss " e senhora.( Isto está perigosamente parecido com a revista Caras....) Neste dia ficou célebre a frase " Obrigado D. Emília ! ".

Memórias XIV ...

Em tarde cinzenta, ( por vários motivos ), sabe bem recordar bons tempos. Na foto acima, o
" dono " deste Blog, RM, brinda com Vinho Madeira, da casta Boal, ou seria da casta Verdelha?, à chegada do Coro a terras de S. Alteza Alberto João. Abril de 2003.

Memórias XIII ...


Os amigos do Coro Francês La Pastourelle sempre nos deslumbraram com as suas
Festas de Despedida. Em 2001 foi assim, com um soberbo espectáculo de Boulevard, preparado com muita imaginação, criatividade e excelente desempenho. Bravo!

21 janeiro 2006

Memórias XII ...



Outubro de 2005. Argoncilhe - Feira. Encontro de Coros da Casa da Gaia. Dentro do Encontro, aconteceu o feliz reencontro com os nossos amigos do Coro de Câmara da Madeira, que estavam em digressão pelo Continente. Memória recente, em que este Coro, sob a viva Direcção da Maestrina Zélia Gomes, quase nos gelou o sangue nas veias, com a magistral interpretação da peça " Pie Jesu " de Andrew Lloyd Webber, com notáveis solos da soprano Maria e da contralto Sandra.

20 janeiro 2006

Memórias XI ...

Arouca. Abril de 2005. Mais uma foto de família, durante o tradicional passeio anual de Coralistas, familiares e amigos.
O dia estava muito chuvoso... a fazer lembrar a
" água " que por vezes metemos em certas peças.
A recordar: O Excelente Pão de Ló de Arouca, Ligth, pois claro !

19 janeiro 2006

Memórias X ...


E foi assim, na nossa Sala da Banda, que em 30 de Maio de 2005, recebemos o Grupo Italiano " Canto Sospeso " dirigido pelo Maestro Brasileiro Martinho Lutero. Novos amigos, novas sonoridades ( Inesquecível aquela " Uma Muya Chabula " . Excelente Coro. Ficámos com àgua na boca... tanto assim, que alguns de nós, foram de novo vê-los actuar passados poucos dias na ilustre Vila de Óbidos. ( Foto à direita )


Memórias IX ...


Num pequeno Concerto informal, na St. Bavo's Cathedral , em Ghent, Bélgica, numa das nossas diversas digressões pelo estrangeiro. Na Direcção do Coro a Maestrina Ângela Marques.
Como mais uma forma de dinamização deste Blog, quem acertar no Ano dessa viagem, ganhará um simbólico brinde surpresa, oferta deste vosso amigo.

Memórias VIII ...



Igreja Paroquial de Vila Nova de Ourém, Encontro de Coros: Chorus Auris, dirigido pelo Maestro Pe. Artur Oliveira e Coro do Circulo Cultural Scalabitano, de Santarém, dirigido pela simpática e belíssima Tilita Valente. Ano de 197..(?) Ajudem-me....!

17 janeiro 2006

Memórias VII ...

No desaparecido Cine-Teatro do Sr. Melo, na Av. D. Nuno Álvares Pereira. Ano de 1976.
Concerto com o Chorus Auris e ?... Coro da Universidade de Lisboa ou Scalabitano. O
" gigante " à direita, era o Maestro Francisco D´Orey, que dirigia o coro convidado.

Memórias VI ...

Igreja Paroquial de Vila Nova de Ourém, ano de 1975. O Chorus Auris dirigido pelo Maestro Armando Rodrigues.

Para dinamizar o Blog, propunha aos visitantes ( decerto muitos ) , que tentassem identificar os coralistas mais visíveis, e inserissem em comentário os seus nomes.

14 janeiro 2006

Memórias V ...


Corria o Ano da Graça do Senhor de 1997. No âmbito do Intercâmbio com o Coro Francês " La Pastourelle ", deslocámo-nos a França. Este foi o " retrato de família " tirado em frente à Catedral de Notre Dame em Paris, onde efectuámos " escala técnica ". Recordo, que nesse mesmo dia e local, vimos S.S. o Papa João Paulo II, o qual ali se encontrava, para participar nos Encontros da Juventude, fazendo-se transportar no seu famoso " Papa-Móvel ".

Memórias IV ...


Em aditamento ao post Memórias II, descobri no baú das ditas, mais esta foto do Concerto das Comemorações do 25 de Abril de 1976 (?), esta sim, já a cores, e tirada de outro ângulo.
Repare-se no pormenor dos cravos nas mãos das damas.
Maestro: Armando Rodrigues, Senhoras: da Esq. p/ Dtª, Beatriz, Bia, São Brito, Teresa Porto, Mariazita, Irene Marques. Homens: Eurico Santos, Fernando, Francisco Gonçalves, Joia, Pratas, Eduardo

13 janeiro 2006

Memórias III ...


A Memória deste Post vai, desta vez, para um grande amigo nosso, Coralista do Coro Francês
" LA PASTOURELLE" de Hinges - França, que nos deixou no passado dia 29 de Dezembro de 2005 vítima de doença. Refiro-me ao simpático, enérgico e dinâmico AUGUSTE Brasme Cruppe, que na foto se encontra entre a sua igualmente simpática esposa Yvonne e a sorridente representante do Coro Genneviéve Petitpas.
Que descanse em Paz.

12 janeiro 2006

Memórias II ...


Esta fotografia foi tirada durante um Concerto no antigo Jardim Municipal de Vila Nova de Ourém, sob a batuta do Maestro Armando Rodrigues, salvo erro, nas comemorações do 25 de Abril em 1976. ( Agradeço que me corrijam se estiver enganado quanto à data ) .

Memórias...





Alguém ainda se lembra de quem eram estes " Artistas "?.
Posso ajudar: Faziam parte do então Grupo de Variedades que ocupava as segundas partes dos Concertos do CHORUS AURIS ", e eram todos coralistas*.
Correria, então o ano de 1976 (?) e o espectáculo foi no já desaparecido Cine-Teatro da Av. D, Nuno Álvares Pereira . Para recordar !
*(São, Bina, Edu )

11 janeiro 2006

Rectificação....



Já me puxaram as orelhas, e com razão. Afinal as novas " aquisições " para o plantel, a que aludi em anterior post, não pertencem aos sopranos como referi, mas sim aos CONTRALTOS.
Mea Culpa. Valeu a intenção. Renovo os votos de Boas Vindas.

Concerto no Mosteiro de Pedroso - Gaia

A próxima saída do Chorus Auris será a Pedroso, Vila Nova de Gaia, no dia 11 de Fevereiro de 2006, a convite do Coro Cantate et Psallite, a fim de participar no Concerto do 5.º Aniversário deste agrupamento, a realizar no Mosteiro de Pedroso, pelas 21h30.
Oportunamente divulgaremos o programa, mas podemos desde já adiantar que estes nossos amigos estão a preparar-nos um acolhimento de luxo, com uma visita guiada a uma das muitas "catedrais" que caracterizam Gaia e tudo o que normalmente está associado a essas visitas.
AS

10 janeiro 2006

Futuro...


Temos ESPERANÇA, no futuro e na renovação do Coro.
No ensaio de ontem, o naipe das Sopranos foi reforçado com mais dois elementos.
Sejam benvindas, e que possam ficar por muitos e bons anos na companhia da famíla coralista do " CHORUS AURIS ".
Agora, e como cantava o grande Zeca Afonso: " VENHAM MAIS CINCO ", ao que eu me permito acrescentar, HOMENS !
PS: Não se trata de uma atitude machista, estamos é hiper necessitados de vozes masculinas.
Aqui fica o apelo.

09 janeiro 2006

ESTAMOS DE OLHOS POSTOS NO QUE VAI ACONTECENDO


NÓS, QUE GOSTAMOS DE MÚSICA CORAL, ESTAMOS DE OLHOS POSTOS NO QUE VAI ACONTECENDO. GOSTARÍAMOS, POR ISSO, DE SENTIR O PULSAR DA VOSSA PARTICIPAÇÃO.

Waiting for skywatcher...

Magnifico Concerto dos Magos, hoje (dia 8 de Janeiro) no Centro Paulo VI em Fátima. Mais uma vez o Chorus Auris não deixou ficar mal os seus pergaminhos, e voltou a ser , como é aliás seu apanágio, o melhor Coro em palco. Parabéns, e como anunciou o Sr. Reitor, até ao dia 7 de Janeiro de 2007, onde espero voltar a ver o espectacular " ensemble " que hoje actuou.
P.S. Enquanto se resolvem os problemas técnicos que o impedem de publicar os seus comentários tomei a liberdade de divulgar na blogosfera as palavras sempre sábias (como é seu apanágio) do nosso "skywatcher".