29 abril 2006

Deixem-nos Trabalhar ...


O descanso das " guerreiras "






















Emanuelle ? ...













Assim se vê a força do PC ...


















Gulosos nós ... ???

Este Sábado foi de duro trabalho para nós coralistas do Chorus Auris. A nossa participação na gravação do CD, com a participação de todas as secções da AMBO, ocupou-nos quase toda a tarde, com gravações na Sé Colegiada ( gosto de lhe continuar a chamar assim ).
No final, e a convite da Sandra Martin, nossa estimada colega, deslocámo-nos à sua Quinta, em Stº. Amaro, onde, nos jardins, nos foi servido um opíparo repasto, digno de Reis, no ambiente descontraído e de camaradagem, que as imagens documentam. Um grande Bem Haja por isso. Estes momentos são fundamentais para a coesão entre os coralistas e fortalecem, sobremaneira, o espírito de Grupo.
Ficámos, assim, em grande forma, para a segunda parte das gravações, que decorrerão à noite, desta vez em conjunto com a Banda Juvenil.

28 abril 2006

XV Encontro de Coros - Santarém ... V

Para encerrar o Encontro, todos os Coros presentes cantaram diversas peças da autoria de Fernando Lopes Graça, de quem se comemora este ano, o centenário do nascimento.
Estamos também já em condições de anunciar que, após ter sido feito o balanço das intervenções dos diversos Coros no supracitado evento, o Chorus Auris ficou classificado entre os cinco melhores Coros presentes, e como o melhor de Ourém, como é, aliás, seu apanágio.... !
( As fotos até agora publicadas sobre este tema são, na sua maioria, do Fernando Luís Marques )

27 abril 2006

XV Encontro de Coros - Santarém ... IV




O Encontro, que contou, felizmente, com a presença de inúmero público, teve momentos empolgantes, como claramente mostra a expressão destes maestros, e também de profundo recolhimento e deleite, espelhados no rosto da nossa querida colega coralista Lúcia Vieira. ( ou seria já uma pontita de cansaço ? )



XV Encontro de Coros - Santarém ... III




A Festa também se fez nas ruas de Santarém. Aqui se retratam alguns momentos de canto, na inauguração, em novo local da cidade, do monumento ao Capitão de Abril Salgueiro Maia.

XV Encontro de Coros - Santarém ... II







Em cima: O Orfeão de Abrantes
Em baixo: O Choral Phydellius

XV Encontro de Coros - Santarém ... I




Uma imagem vale por mil palavras ....

Em cima e ao centro: Coro do Círculo Cultural Scalabitano.
À direita: Coro Canto Firme
À esquerda: Chorus Auris

26 abril 2006

25 DE ABRIL - XV ENCONTRO DE COROS DO RIBATEJO ...





Pareceu-me a imagem ideal para iniciar o conjunto de " posts " sobre o

Encontro de Coros Comemorativo do 25 de Abril de 1974 / XV Encontro de Coros do Ribatejo, que ontem, 25 de Abril de 2006, teve lugar em Santarém, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Santarém e do Coro do Círculo Cultural Scalabitano, no qual participaram, para além do coro anfitreão, o Choral Phydellius de Torres Novas, o Chorus Auris de Ourém, o Coro Canto Firme de Tomar e o Orfeão de Abrantes.

( o menino da foto, que a atenta objectiva do Fernando Luís Marques captou, na Parada da Escola Prática de Cavalaria, é o Tomás, filho da nossa colega coralista Sandra Martin )

24 abril 2006

Estatísticas ...

Aproximamo-nos, velozmente, das 1000 ( MIL ) visitas a este nosso/vosso Blog. Já é um número apreciavel, que nos estimula no sentido da continuação, ainda que tenhamos a clara percepção de que na generalidade se tratará de visitas de caracter " voyeur ", como se pode inferir pelo baixo número de comentários aos posts.
Este Blog, que fala, essencialmente do Chorus Auris e da sua vida, pretende, através da música, entrar-vos pelo ouvido, passar-lhes pela vista, e ficar-vos guardado no peito.
Renovando o convite à participação activa de todos, gostaríamos de saber quem vai ser o visitante Nº 1000.
Façam-nos chegar o eco desse momento, pois pode ser que se consiga um simbolico brinde surpresa, para assinalar o facto.

22 abril 2006

Memórias XXIII ...


26 de Abril de 2003. Casa da Luz, Funchal, Madeira. Chorus Auris em Concerto.
Faz agora anos que nos deslocámos aquela maravilhosa ilha, a convite do simpático Coro de Câmara da Madeira, a quem deixamos aqui uma saudação amiga.
Sabemos que estão, neste momento, a receber os Coros de Minde e da Feira, com quem em Outubro de 2005, nos encontrámos, também, no âmbito de Encontros de Coros por estes organizados. Muitas felicidades, e que tragam das terras de Alberto João, tão boas recordações como aquelas que de lá trouxemos.

12 abril 2006

Nova Direcção ...



No passado dia 21 de Março, foi eleita a nova Direcção da AMBO, a qual veio a tomar posse a 31.
Aqui ficam algumas imagens desses momentos.
Ao centro o novo Director José Paiva, que, como já anteriormente referimos, ficou com o pelouro do Chorus Auris.
( Fotos: Subtil )

10 abril 2006

Eventos V ... b)


A terminar o Concerto, os três coros presentes cantaram em comum a peça Ave Verum Corpus de W. A. Mozart, dirigidos pela Maestrina Ângela Marques.
( Foto José Paiva )
Aproveitamos para apresentar votos de Boas Vindas ao Director José Paiva, o qual na nova Direcção ficou com o pelouro do Chorus Auris, e que já está a trabalhar a pleno vapor, e também ao Fernando Luís, que junto da Direcção passou a representar o Grupo.
Contamos, também aqui, com as vossas visitinhas e participações.

Eventos V ... a)



Conforme prometido, aqui estão mais duas fotos do Concerto de ontem. À esquerda o Orfeão A Lord, dirigido pelo Maestro Luís Monteiro, e à direita o Coral de Ponte de Sôr, dirigido pelo nosso amigo e ex-maestro do Chorus Auris Rui Picado.
( Fotos de José Paiva )

Eventos V ...


Realizou-se ontem, 9 de Abril de 2006, na Igreja Paroquial de Nª. Sª. das Misericórdias ( antiga Colegiada ), o anunciado Concerto Coral, integrado na Semana Santa de Ourém, o qual contou, para além do Chorus Auris, com a presença do Orfeão da Fundação A Lord, de Lordelo, e com o Coral Polifonico de Ponte de Sôr, agrupamentos que já nos haviam anteriormente acolhido em realizações suas, e aos quais, com muito prazer, retribuimos os convites que então nos endereçaram.
Pena foi, que o público tenha estado presente em tão reduzido número, talvez devido à forte chuvada que caía à hora prevista para o início do Concerto. Mas, como se costuma dizer, " só faz falta quem está... " e os que estiveram, mereceram, de forma igualmente empenhada, o entusiasmo de todas as actuações.
Apesar de tudo, incluindo a água que metemos em algumas peças, em quantidades diluvianas, fazendo inveja à chuvada atrás referida, penso poder anunciar aqui, e em primeiríssima mão, que voltámos a ser considerados o melhor Coro .... de Ourém, acrescente-se !
Espero poder em breve publicar neste espaço mais imagens do evento, as quais são aguardadas a qualquer momento.
( Foto da direite, gentilmente cedida pela Lucília do N.O. )

Descobri ! ...


Já o referi anteriormente, e infelizmente continuo a achar o mesmo: Este Blog anda um pouco parado, no que concerne a participações e comentários. Face a isso, e após aturada pesquisa, acho que já descobri a razão de tal estado de coisas. Penso que a imagem ao lado retrata, de forma bastante mordaz, o que vem impedindo o fortalecer da dinâmica do Blog: Falta de Internet ... Será ???

04 abril 2006

CONCERTO EM OURÉM - COLEGIADA



Integrado nas Cerimónias da Semana Santa em Ourém realiza-se no próximo domingo, dia 9 de Abril, pelas 15.30 H na Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Misericórdias (antiga colegiada) um Concerto Coral, organizado pela Câmara Municipal de Ourém e pela Academia de Música Banda de Ourém (AMBO).

Além do Chorus Auris teremos como convidados o Orfeão da Fundação A Lord, de Lordelo, Paredes e o Coral Polifónico de Ponte de Sôr, retribuindo deste modo a participação do Chorus Auris em iniciativas levadas a cabo por estes dois coros.

A entrada é livre e deixamos aqui o convite dirigido a todos os que apreciam a música coral, mas também à curiosidade daqueles que não apreciam porque nunca ouviram...
AS

02 abril 2006

Eventos IV ...



No âmbito das Comemorações dos 90 Anos das Aparições de Nossa Senhora e do " Anjo da Paz ", participámos hoje, em Fátima (Centro Paulo VI), num magnífico concerto, inserido no sub-conjunto denominado Manifestações Artísticas/Obras Musicais, do vasto e detalhado programa, cuja capa se reproduz, e que inclui diversos tipos de actividades.
Em estreia apresentámos 3 peças: Cajuína, Cantique de Jean Racine, e a terminar, o excerto do Oratório " Os Pastorinhos da Cova da Iria ", Universalis Mater, peça original composta e oferecida ao Santuário por uma senhora Argentina, e que o Chorus Auris teve a honra de interpretar em primeira mão. Este evento contou entre outros, com a presença, do Sr. Bispo da Diocese de Leiria/Fátima, do Sr. Reitor do Santuário,e do nosso particular amigo e ex-maestro Padre Artur Oliveira, a quem muito agradecemos a amabilidade do convite que nos foi endereçado. Ao numeroso público presente, um grande Bem Hajam, pela atenção com que nos escutaram.

01 abril 2006

Eventos III ...

Foi com grande satisfacção que estivemos presentes nas Comemorações do 175º Aniversário da Junta de Freguesia de Ourém/Nª.Sª. da Piedade, no passado dia 29/03/2006, a convite do seu Presidente, e nosso brilhante colega coralista José Vieira, a quem, em particular, agradecemos a forma calorosa como fomos recebidos. Com apenas quatro peças, pensamos ter contribuído de forma positiva, fechando com " chave de ouro " a sessão solene que nos antecedeu. A sala estava repleta, e segundo soubemos hoje, pela voz da nossa maestrina, houve por lá gente que nos ouviu nessa altura pela primeira vez (?). Ou andavam muito distraídos, ou das outras vezes conseguiram escapar-se ... ehehehe. Para terminar, e porque já é uma informação oficial, aqui fica a notícia em primeira mão: Voltámos a ser o melhor Coro presente. ( Foto gentilmente cedida pela Cecília Oliveira do NO )