29 setembro 2007

Solidariedade ...


Com uma coragem notável, esta nossa colega coralista, que enfrentou recentemente uma dura prova, acompanhou-nos sempre em França , com o sorriso que a imagem ilustra.
A nossa solidariedade para a D. Irene, e votos de rápida recuperação.
( Foto: L.M. )

Acordai: Ao vivo e a cores na Sala das Acácias em Hinges ...

27 setembro 2007

Pois... e também cantámos .! ...



Numa tentativa, algo tardia, de colmatar o deficit de alusões aos concertos, aqui ficam os registos fotográficos da nossa primeira entrada em palco, no memorável concerto em La Couture, pois, ao contrário daquilo que alguns mais desatentos possam pensar, nós também fomos a França cantar... ;-) .
A imprensa Gaulesa foi, aliás, unânime, em classificar-nos como o melhor coro presente, ( português, entenda-se ), galardão, ao qual já nos vamos habituando nas nossas diversas andanças pela " estranja ".
( Fotos: J. Paiva )

As provas do " crime " ...



Face à chegada da turbulenta e esfaimada turba de invasores, a coitada da tartaruga, que habitava a casca ( agora deserta ), que se retrata, viu-se na contingência de abandonar a sua " casinha " e partir para sabe-se lá onde.
Esta fotos são bem a imagem dos estragos que ficaram naquele campo de batalha, onde a fome, de negra que era, não perdoou nem ao simpático Pain Tortoise . ( o baptismo é meu ).
( Fotos: E.G. )

26 setembro 2007

Dramaturgia em 3 Actos

Cenário: La Couture - França

Acto 1: Embarque em La Couture no "Expresso do Oriente" com música a bordo de carácter essencialmente eslavo.
Acto 2: Após longa viagem, tornou-se necessário travar aguerrida e cerrada batalha, de modo a garantir o acesso destes aventureiros portugueses à iguaria local.

Acto 3: Após enormes esforços e demonstrando grande bravura, eis que duas donzelas expõem o tão ambicionado troféu (a iguaria local)

25 setembro 2007

O Benjamin do Chorus Auris

O "troca folhas" oficial do Chorus Auris (João Subtil) ingressou este mês nas fileiras do Chorus Auris, mais propriamente para o naipe dos tenores (tendo de imediato manifestado o seu desejo de progredir, aspirando um dia poder ingressar no naipe dos baixos). Desejamos que permaneça entre nós por muitos e bons anos.
Nota: na foto podemos visualisar o J.S. acompanhado da cadela Roxanne (animal de estimação da Marie-Laure). Este cão de prodigiosa inteligência era o único que reconhecia o dialecto anglo-franco-portugues que o nosso colega João utilizava em terras gaulesas.

A Caçula do Chorus Auris em França

A mais jovem coralista do Chorus Auris em terras gaulesas (Carolina Alves), pousando com um dos símbolos franceses (o galo), neste caso trompetista (instrumento que ela brilhantemente executa).

24 setembro 2007

Um artista Português ...

" Palavras para quê??? É um artista Português e usa Pasta Medicinal Couto " ... ehehehe.!
Ups... mas que raio de " coisa " é que se passa na fila de trás?? Que é aquilo nas testa da mademoiselle? Ele há cada " cromo ".!

( Foto: E.G. )

Provérbio português

(foto: Carolina Alves)
"Onde/quando mija um português mijam logo/sempre dois ou três" .
Este provérbio, certamente ancestral, não só é valido para o território nacional como também além fronteiras, conforme testemunha a presente imagem cujo cenário é a Costa de Opalo (França) e na qual constam dois digníssimos coralistas e um ilustre director.

23 setembro 2007

Cape Gris Nez - Conquistado pelo Chorus Auris


Sandy, nossa " batedora " tomando, vitoriosa, a pose daquele espaço.. Uma imagem pujante !
( Foto: L.M. )

22 setembro 2007

As belas flores de um magnifico Jardim ...


Chez Therese e Gerard .
( Fotos: A. Parmentier )

Uma borla !!!


Vagueando pelas ruas de Lille, o nosso pianista de serviço (PC) detecta uma loja de música, decidindo de imediato embrenhar-se no seu interior. Após demorada e paciente pesquisa, seleciona diversas partituras que decide adquirir. Dirigindo-se à caixa para efectuar o seu pagamento é surpreendido pela oferta gratuita de todas elas. " E esta hem!!!"

Novas Funções?

Na imagem exposta encontramos o nosso caro director a desempenhar o que penso serem novas funções !!! (dando uma "mãozinha" à pasta de uma coralista onde o caos reinava, algums minutos antes do concerto). Antevejo que num próximo concerto, as digníssimas coralistas do Chorus Auris irão fazer fila na tentativa de garantirem estes novos serviços (prevêm-se listas de espera!!!)

19 setembro 2007

Siga a dança ...


Bem te entendo FM. . Eis, pois, apesar da sofrivel qualidade, mais uma imagem do divertido convivio dançante .
( Foto: E.G. )

Bailado na Sala das Acácias - Hinges/França

Bailarinos de compasso doce que com enorme leveza davam um colorido muito particular ao espectáculo da nossa colega e artista internacional "Lelita".

O público ao rubro denotando uma enorme agilidade nos reflexos e movimentos. Pena a rapidez de um tal diplomata ser extraordinariamente assaz, circunstância que impediu a minha pobre objectiva de captar o momento.

18 setembro 2007

Ninguém ficou indiferente ...

Na Gália ninguém ficou indiferente à passagem do Chorus Auris !!! Será que dentro de pouco tempo também conseguiremos fazer chorar as pedras da calçada???

Blockhaus da Costa de Opalo

Três corajosos "Portugas" que se aventuraram nos meandros destas estruturas defensivas militares da 2ª Guerra Mundial de origem alemã existentes na Costa de Opalo.



No melhor pano cai a " Mancha " ...


Mesmo ali, `a beirinha do Canal da Mancha ... quase, quase a cair nela. Encontro de amigos, companheiros, camaradas, pois, como canta o artista: " A vida e feita de pequenos Nadas "
( Foto: J.S. )

16 setembro 2007

Espectador português em França

No concerto em La Couture (França) ocorrido na Igreja de Saint-Pierre, o Chorus Auris contou com a presença de um espectador português (ao centro na foto). Registe-se que embora estando de pé e tendo um "Menino" ao colo, persistiu até ao fim do espectáculo, revelando uma notória paciência de "Santo"!!!

Cerimónias protocolares - França














Cerimónia protocolar no "Hotel de Ville" de Béthune (edifício da imagem à direita), tendo o Chorus Auris sido recebido pelo respectivo Maire Sr. Jacques Mellick (já desempenhou os cargos de Ministro do Mar e Secretário de Estado da Defesa Nacional), estando ainda presente o Maire de Hinge, Sr. Delory.














Cerimónia protocolar no "Hotel de Ville" de Touquet (edifício da imagem direita), tendo o Chorus Auris sido amávelmente recebido pelo Sr. Philippe Leleu (Adjoint do Maire), responsável pelo sector cultural.

Em ambas as cerimónias o Chorus Auris interpretou o "Acordai" de Fernando Lopes-Graça, bem como o "Siha Hamba" (Espiritual negro sul africano). Importa ainda destacar a prestimoso serviço de tradução efectuado pela nossa colega coralista Leonilde Madeira.

Momentos soltos - França 2007 II

Será que o "troca folhas oficial" do Chorus Auris nos irá abandonar, face às suas legítimas aspirações a outros cargos "menos !!! nobres", como os de Maire??
Três trauseuntes de feições algo familiares, que vagueavam em Lille junto do Hospício de Comtesse!!!
Eis que a fera é majestosamente maneatada e dominada, pelo nosso amigo David Miniot (maestro do Coro de La Pastourelle) e o nosso colega Pedro Cruz (pianista do Chorus Auris), após muito suor, brilhantismo e coragem!!!

Momentos soltos - França 2007


Ainda dizem que a vida em Portugal está cara!!! Em França, nem mesmo as necessidades fisiológicas mais emergentes deixam de merecer particular atenção. Assim, torna-se necessário desenvolver um exaustivo e implacável peditório para que se possam cumprir com sucesso e sem precalços, os designios mais evidentes da natura humana.
(que o diga o nosso colega Eduardo)

Cemitério Português em Richebourg

Fica o testemunho da visita de alguns elementos da delegação portuguesa, acompanhados de Me. e M. Delory, ao cemitério português de Richebourg, muito perto de Hinges, onde se encontram sepultados milhares de compatriatos nossos, que tombaram naquela região no decorrer da I Guerra Mundial.
A bandeira portuguesa está permanentemente hasteada neste espaço, que se encontra devidamente cuidado (refira-se que neste momento decorrem obras de conservação da fachada do cemitério, tendo encontrado no local uma equipa de trabalhadores idos de Portugal para a sua realização).
O reconhecimento das gentes desta região pelo sangue derramado por milhares de portugueses em defesa dos seus antepassados talvez ajude a explicar o modo extremamente caloroso com que sempre nos acolheram.
Avelino Subtil

Me. Michele Delory - Uma presença sempre simpática e calorosa







Merci, Me. Michele, agradecemos toda a disponibilidade, simpatia e atenção com que nos recebeu.
Avelino e Filomena

Director precavido ...

Segundo me confidenciou o Director Paiva, estava testando a embarcaçao par ver se deveria adquirir uma para a Sala da AMBO, pois por vezes o coro " mete tanta agua ", que um barquito dava jeito para fazer o percurso ate `a sala da Direcçao. Verdade??
( Foto: E.G.)

M. André Delory - Apoio incondicional desde o início do Intercâmbio


Desde a primeira hora que Le Maire de Hinges, M. André Delory, tem dedicado um carinho muito especial ao intercâmbio entre o “LA PASTOURELLE” e o “CHORUS AURIS”.
A primeira fotografia é relativa à troca de lembranças no decorrer do jantar de despedida realizado no dia 10, mais uma vez oferta do município de Hinges, a segunda é de 1988, aquando da recepção na Mairie de Hinges, à delegação da Câmara Municipal de Ourém.
Em nome da AMBO, pretendo expressar o nosso profundo agradecimento a M. André DELORY, pela amizade que demonstra por Portugal (que conhece de Norte a Sul) e pelos portugueses, em particular os oureenses.
Contamos com a sua visita na deslocação do “La Pastourelle” a Ourém, em 2009.
Avelino Subtil

Indumentarias ...







Nao soubesse eu onde estava, e julgarme-ia a Leste, perante tao belas e exoticas personagens. ;-)
Inovadoras, e adequadas ao seu reportorio actual. Serao para manter?
Confesso que estou curioso. O meu agradecimento a Marie Laure e `a Delphine, por terem aceite posar comigo. Um beijinho para as duas.

15 setembro 2007

Yvonne Cruppe. Um exemplo de vitalidade ...





Esta doce senhora, nossa querida amiga, e participante nestes encontros desde a primeira hora, possui uma vitalidade assombrosa.
Perdeu o marido ( o saudoso Auguste ) o ano passado, foi operada recentemente a uma perna e a uma mão, e mesmo com o apoio de uma canadiana, não deixou de participar de quase todas as actividades e concertos.
São de sua autoria, a totalidade das coroas que ornamentavam as cabeças das coralistas do Coro La pastourelle, nas suas novas indumentárias eslavas.
Um grande Beijo para ela.
( Fotos: EG )

A Casa de Portugal em terras de Norte de França - Saint Venant ...








Esta magnifica casa, e os jardins que a circundam, foram visitados por um grupo de Coralistas Portugueses e Franceses, após um cafézinho em casa do simpático casal Gerard e Therese.
Trata-se, segundo o proprietário actual, da casa que serviu de Quartel General ás tropas Portugueses instaladas na Flandres, durante a I Grande Guerra.
Faz parte do catálogo de " Parcs & Jardins " du Nord Pas de Calais, e o seu nome oficial é La Peylouse.
Nesta casa, e nesta zona, decorreu grande parte da acção, do recente livro do jornalista portugues José Rodrigues dos Santos intitulado " A filha do Capitão ".
Um local a revisitar, pois dispõe de insfraestruturas de turismo de Habitação, que estão em fase de expansão.
Um chamado de atencão para o lago ao fundo do jardim, perigosíssimo, face aos inúmeros crocodilos que lá existem, para cuja existência a placa na rede da porta alerta ;-)
( Fotos : E.G. )