28 outubro 2007

IV Congresso da Família da Consolata ...

Participámos ontem à noite, como os registos abaixo indicam, numa sessão recreativa, integrada no evento cujo cartaz se reproduz, na sequência do amável convite do Gonçalo Cardoso.
Apesar das dificuldades sentidas com a acústica da sala, e com o ambiente algo ruidoso da mesma, fizemo-lo com muita satisfacção, brilhantemente dirigidos pelo Fernando Luís, nosso Maestro-Adjunto e acompanhados ao piano em algumas peças pela Valentina. Os Parabéns vão sobretudo para eles. Bem Hajam.
Para ver e saber mais sobre a nossa participação, e não só, aceda ao link abaixo, o qual me foi gentilmente indicado pela Lucília do N.O.

Noite de Estreia

Deixo aqui dois vídeos do concerto de ontem, como um obrigado ao Fernando Luís que tanto se esforçou para que tudo acontecesse da melhor forma, e aconteceu mesmo. Acima o Vídeo Acordai! em baixo o vídeo de Ó Pastor que choras

14 outubro 2007

Chorus Auris no Congresso "Fátima para o Século XXI"


(fotos: A. Subtil)

No passado dia 10 de Outubro, na sala do Bom Pastor do Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, o Chorus Auris participou musicalmente na apresentação da tradução para a língua portuguesa, da obra de Santo Agostinho "De Trinitate", acção incluída no Congresso "Fátima para o Século XXI".
Este evento contou ainda com uma brilhante exposição do Prof. Doutor Rosa, a qual certamente terá deixado todos os presentes ilucidados sobre os fundamentos filosófico-teológicos que sustentam e envolvem o Mistério Trinitário, tal a acessibilidade demonstrada na sua argumentação oratória (ou talvez não !!! ).

13 outubro 2007

Gabriel Fauré - Requiem Op. 48, Cantique De Jean Racine















Gabriel Fauré - Requiem Op. 48, Cantique De Jean Racine - Extracto da peça

08 outubro 2007

Ecos de França

Divulga-se uma reportagem de um períodico regional Francês "L'Avenir de L'Artois", datada de 20 de Setembro, na qual se ilustra a já saudosa deslocação do Chorus Auris à região de Pas-de-Calais (França) no âmbito do intercâmbio com o coro La Pastourelle.

06 outubro 2007

Aviso - Alteração de ensaio


Caros colegas,
O ensaio do Chorus Auris previsto para o próximo dia 8 de Outubro (segunda-feira) irá realizar-se no dia 9 de Outubro (terça-feira), pelas 21:30h, na sede da AMBO. Solicita-se a presença de todos os coralistas, visto que este será o ensaio geral relativo o concerto que se irá realizar no próximo dia 10 de Outubro no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima. (agradece-se que cada um dos colegas passe esta mensagem).
Obrigado pela atenção.

02 outubro 2007

Em busca do tesouro perdido



Após ter avistado o seu tesouro à muito perdido (o cabelo) nas imediações do Cape Gris Nez, o nosso colega J. F. N. decidiu aventurar-se percorrendo vales e subindo ermos. Apesar do esforço épico efectuado pelo nosso caro colega, registe-se que o tesouro não chegou a ser recuperado.

01 outubro 2007

Dia Mundial da Música


"Porque a música penetra mais fundo na alma humana" (Platão)


Hoje (1 de Outubro) é o dia Mundial da Música. Desta forma, é com particular desagrado que se constata a ausência de qualquer evento (digno de realce nas proximidades) que condignamente assinale a mencionada data.

Afinal, o Homem tem sentido inspiração para compor música desde os tempos mais remotos. Há algo em nós que responde ao som e ao ritmo e ao produzirmos a nossa própria música, inspiramo-nos na natureza, seja ela o vento a roçar pelas árvores, o marulhar das ondas ou o trinado das aves. Desenvolvemos métodos para imbuir o som de significado, combinando notas, alturas e ritmos para formar uma melodia e usando a música como meio intrincado de expressão em níveis infinitamente variáveis.

A música transmite criatividade quer seja na sua linguagem de comunicação quer seja na sua percepção pelo mais comum dos seres, constituindo na actualidade uma importante forma de expressão livre que contextualiza, nomeadamente, as complexas mudanças da sociedade.

Para o dia de hoje deixo ao leitor duas sugestões:

1 - Caso esteja longe de Ourém, convido-o a colocar no leitor de música uma das suas músicas preferidas, escutando-a com particular atenção (sem leituras de jornal ou afins, ...), deixando-se embrenhar no sonho e ilusão que decerto esses sons lhe irão proporcionar.

2 - Caso esteja em Ourém ou nas próximidades, convido-o a deslocar-se à sede da AMBO para participar no ensaio do Chorus Auris que se realiza às 21:30h. Caso a sua coragem não o permita, venha pelo menos assistir. Esperamos por si.