25 novembro 2007

CHORUS AURIS em Vigo e Santiago - Apanhados IV...

Este homem é melhor que o Luís de Matos. O diálogo era mais ou menos este: " A señorita mire bien en mis ojos ! Quando yo estalar mis deditos se quedará dormiendo ! " Hipnotismo Luso-Galaico, em directo, ao vivo e a cores , ou como se estabeleceu um saudável diálogo entre amigos dos dois grupos corais, onde a débil barreira da língua se diluíu de forma tão natural. Palmas para Dom Félix.

( Foto: E.G )

As verdadeiras alheiras, a caminho de Vigo ...


As mãos do "maestro cozinheiro" estão colocadas de acordo com os princípios sagrados da gastronomia na explicação do processo de "fritura" das verdadeiras alheiras de Mirandela. Desde o golpe longitudinal, passando pela viragem das ditas na frigideira, usando duas espumadeiras, uma por cima outra por baixo, até à retirada da pele encarquilhada e do respectivo cordel, tudo foi mimicamente transmitido ao público que seguiu com enorme interesse esta técnica. Também não foi esquecida a melhor maneira de estrelar um ovo para acompanhar as alheiras.

Rosa dos Ventos

24 novembro 2007

VIGO by Night ... aquilo que nem todos viram ...

Pois foi. Só alguns " iluminados " tiveram acesso às belezas da Vigo by Night ... Fabulosa, acrescente-se.
Aqui fica uma foto tirada na ocasião, por um dos passeantes " morcegos ". Espero que gostem. Ehehehe


( Foto: Anonimo )

23 novembro 2007

A ORQUESTRA - Notável ...

Para aliviar um pouquinho o stress do último ensaio. Da Vero FM ? ;-)

21 novembro 2007

CHORUS AURIS em Vigo e Santiago - Apanhados III ...

Na ida para Vigo, onde todos iam muito bem dispostos, e com vontade de cantar, a Lelita também participou, e mostrou-nos mesmo a melhor forma de cantar a peça "I Could have Danced all night"...

CHORUS AURIS em Vigo e Santiago - Apanhados II....


Na despedida com os nossos amigos Espanhóis.

O nosso ilustre Presidente numa paisagem de Vigo

Vejam o ar sinistro destas duas coralistas. O que estariam elas a tramar?


Quem será este indivíduo a quem o Chorus Auris tirou o tempo de antena na praça em
Santiago de Compostela ?

20 novembro 2007

CHORUS AURIS em Vigo e Santiago - Apanhados ...

A confortábel viatura que nos transportou, com a placa do Coro que se anunciava aos passantes.

Não há dúvida que " fotógrafo sofre. Já viram que posição tão... digamos, delicada?

O nosso Director J.P. passando virtualmente a mão na bunda da estátua ... ;-)

Ser Solidário é: Adoptar uma pobre Romena que, transida de frio, por ali andava.

Amor é: Olharem-se olhos nos olhos, e dizerem muito sem pronunciarem uma única sílaba.

Em que pensariam estas " loiríssimas " sopranos ??

O nosso Director J.P., apanhado pelo " controlo " da cara-metade

" Este tipo deve julgar que eu sou Grilo " . Deveria estar a pensar o nosso amigo Félix .
( Fotos: E.G. )

O MEMORIALE - Chorus Auris em Santiago de Compostela ...

Apesar da notória falta de qualidade do vídeo, ( a máquina não dava para mais ) , o som é aceitável, pelo que, eu , fã incondicional desta peça, não poderia deixar de a colocar aqui. Espero que gostem tanto de a ouvir como eu gostei de a cantar.

( Operador de Camera: J.B. )

Chorus Auris em Vigo/Santiago de Compostela

Na recente deslocação do Chorus Auris a terras da Galiza, para participação num Festival de Habaneras que se realizou em Vigo, os seus coralistas não quiseram deixar passar a oportunidade de se deslocarem ao bonito povoado de Santiago de Compostela.
Foto de grupo (faltam sempre alguns!!!) em frente à Catedral de Santiago


Alguns coralistas (outros andavam tresmalhados!!! adquirindo regalos) animando uma rua próxima da Praça da Catedral.

Rapidamente o coro captou a atenção dos caminhantes que por ali vagueavam.

Agora num outro local de Santiago, uma nova incursão pelo repertório do Chorus Auris.

O público começou a aparecer, sob o olhar atento da policia.
E não é que a praça se encheu!!! tendo o concerto sido aplaudido de pé pela generalidade dos espectadores (ah pois é...)

Chorus Auris em Vigo

O Chorus Auris esteve presente no passado dia 17 de Novembro, num Festival de Habaneras que ocorreu em Vigo (organizado pelo Coral Polifónica Andurina de Coruxo), na qual foi presenteado por uma plateia repleta de público deveras entusiasta, que efusivamente jubilou perante o trinado do brilhantismo musical apresentado pelo coro oureense.

Coral Polifónica Andurina de Coruxo (Vigo)


Coral Lira de San Miguel de Oia (Vigo)

(Chorus Auris - foto de J. Paiva)

(Chorus Auris - foto de J. Paiva)

(Chorus Auris - foto de J. Paiva)

13 novembro 2007

Encontro Ibérico de Coros III ...





Os visitantes Espanhois em alguns Flashes da sua participação, e na troca de " galhardetes" .
( Fotos: P. Sérgio )

12 novembro 2007

Festival de Habaneras (Vigo)

O Chorus Auris irá estar presente num Festival de Habaneras que se irá realizar no próximo dia 17 de Novembro, em Vigo, conforme o cartaz que se apresenta, organizado pela Associação Coral Polifónica Andurina de Coruxo. Neste concerto irão ainda participar o Coral Lira de San Miguel de Oia(Vigo) e o Coral Andurina de Coruxo (Vigo).


A "Habanera" surgiu no século XIX em Cuba, tendo a sua origem numa dança criola. Este género musical que expressa a nostalgia (surgiu ligada aos marinheiros e emigrantes de Cuba como forma de recordação da sua terra), começou inicialmente por ser apenas dançado.
Consiste em intervalos temporais, frases curtas e harmónicas que se repetem. Escrita em compasso binário, possui uma estrutura métrica regular. Usualmente, é atribuída a Ignacio Cervantes a primeira Habanera.
No âmbito dos compositores referenciados como "clássicos", ficou mundialmente famosa a "Habanera" composta por George Bizet (compositor francês do século XIX), a qual integra a obra "Carmen" (última ópera composta por Bizet que celebra e eterniza a relação fatídica entre a sensual e voluntariosa cigana Carmen e D. José, um pacato sargento cujos códigos morais são perturbados por uma avassaladora e incontrolável paixão).

III Encontro Ibérico de Coros "Terras de Oureana"

Publicam-se algumas imagens relativas ao concerto ocorrido no passado dia 10 de Novembro, no Cine-Teatro de Ourém, no âmbito do III Encontro Ibérico de Coros "Terras de Oureana".
(foto de S. Martin)
Chorus Auris - Ourém
Este espectáculo contou com uma brilhante apresentação de J. Paiva, ilustre director da Ambo, o qual podemos visualisar à esquerda na imagem em cima apresentada. Registe-se ainda o virtuosismo do nosso pianista Pedro Cruz, que com enorme brio e talento acompanhou o Chorus Auris, enriquecendo significativamente o programa apresentado.
(foto S. Martin)
Chorus Auris - Ourém

Orfeão de Portalegre

Coral Andrés Segovia (Linares - Espanha)

11 novembro 2007

Apanhados ... na AR ...

Aqui fomos todos apanhados pela objectiva do fotógrafo.


Rometa e Julieu .... ou o namoro da Direita à Esquerda em espaço Parlamentar. ( não confundir com a palavra paronima Para lamentar ... ehehehe )


(Foto: L.M. )

Encontro Ibérico de Coros I ...

A Lelita no seu melhor e a melhor de nuestras hermanas!

Aqui segue um dos momentos de confraternização luso-espanhola!


( Fotos e textos: Leo Mad. )


Assembleia da República IV ...

S. Excelência o Presidente da A.R. , e acompanhantes, assistindo, atentamente à actuação do Chorus Auris nos Passos Perdidos.
O Chorus Auris actuando nos Passos Perdidos da A.R.


Vale a pena uma Direcção assim. O seu a seu dono .. eheheh !

09 novembro 2007

Assembleia da República III

Uma palavra de apreço ao D. Luís pela forma histoica e nobre como assistiu a todo o concerto do Chorus Auris, não fosse ele reconhecido por ser um defensor das liberdades públicas (virtude hoje cada vez mais rara, senão em extinção...).

Desconhecia por completo esta nova virtude da nossa colega Alice. Interpretou brilhantemente uma adaptação para piano da obra "Quatro Minutos e Trinta e Três Segundos" de Jonh Cage (obra que na versão para orquestra todos os músicos permanecem em silêncio no palco durante os referidos segundos). Esta versão, embora mais curta (aproximadamente 5 segundos), não deixou de causar um enorme euforia em toda a plateia.
Invasão da Sala do Plenário pelo Chorus Auris. Motim ou Revolução !!!


Ementa - Pão de "La Couture" à moda da Assembleia. (devo dizer que "o que é nacional é bom!".

08 novembro 2007

Assembleia da República II

Por iniciativa dos 10 deputados eleitos pelo círculo de Santarém (Vitalino Canas, Miguel Relvas, Nelson Baltazar, Fernanda Asseiceira, Mário Albuquerque, António Gameiro, Luísa Mesquita, Vasco Cunha, Nuno Antão e Sónia Sanfona), o Chorus Auris esteve no dia 7 de Novembro, no coração da democracia portuguesa (Assembleia da República), no âmbito de uma acção de divulgação do Ribatejo, a qual coincidiu com a discussão na generalidade da proposta do Governo de Orçamento de Estado para 2008.

(foto de J. Paiva)
No "Corredor dos Passos Perdidos", local de "encontros e desencontros", o Chorus Auris interpretou a obra "Senhora D'Aires", de autoria do Ribatejano Fernando Lopes-Graça, perante a presença de Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República, Jaima Gama.


(foto de J. Paiva)
No auditório do Edifício Novo da Assembleia da República, seguiram-se mais dois apontamentos musicais do Chorus Auris, agora contando também com a presença da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo.

(fotos de J.Paiva)
Na Sala do Senado, o Chorus Auris efectuou um espectáculo perante a assistência de alguns eleitos da nação e de outros ilustres convidados, apresentando um programa variado e representativo do seu repertório.
Neste concerto que contou com a colaboração da pianista Valentina Ene, realça-se a estreia de dois coralistas (tenor - João Subtil; baixo - João Pinheiro), fazendo votos para que permaneçam entre nós durante muitos e bons anos, contribuindo para o sucesso e continuidade deste grupo que já os considera parte desta "família".

(foto de A. Gameiro)

No final do concerto, o Sr. Deputado António Gameiro, teve a gentileza de registar esta foto de grupo na qual constam os três directores que acompanharam o coro (Avelino Subtil, José Paiva e José Brandão), bem como uma comitiva Oureense composta pela Sra Presidente da Assembleia Municipal (Deolinda Simões), o Sr. Presidente da Câmara Municipal (David Catarino) e o Sr. Presidente da Aciso (Carlos Baptista - também Presidente da Assembleia Geral da AMBO)

Um agradecimento muito especial aos dois deputados eleitos pelo círculo de Santarém residentes no Concelho de Ourém (Mário Albuquerque e António Gameiro), pela forma afectuosa como nos receberam, reconhecendo a simpática influência que terão desenvolvido de modo a que a nossa presença neste local se tornasse uma realidade, contribuindo inegavelmente para mais um dia memorável da já longa carreira artística do Chorus Auris.