26 abril 2008

IV FESTAMBO - Concerto de Piano e Oboé


No dia 19 de Abril, no Auditório da Ourearte realizou-se mais um evento do IV FESTAMBO, um Concerto de Piano e Oboé.
Pedro Cruz, que há vários anos acompanha o “Chorus Auris” ao piano, interpretou com brilhantismo, e muito sentimento, duas obras para piano (Chopin e Debussy) e acompanhou o seu irmão Luciano Cruz em obras para oboé.

23 abril 2008

Olimpiadas Corais ....



Espero que resulte num forte estímulo, para cantarmos mais e melhor.

07 abril 2008

Ordem dos Templários - Cerimónia de Investidura

No passado dia 5 de Abril, o Chorus Auris participou numa cerimónia de investidura da Ordem dos Templários, a qual decorreu no scriptorium do Convento de Cristo em Tomar.

O Chorus Auris a dar início à cerimónia


O Chorus Auris fez-se acompanhar ao piano pela pianista Valentina

Fundação das Comendas de Tomar (n.º2) e de Setúbal (n.º3)


Aos poucos o cansaço e o desespero foi-se apoderando dos coralistas, que lá foram resistindo ao longo período cerimonial, proferido numa língua que julgo ser parente do francês (com boa vontade!!!), assistindo árdua e impávidamente à investidura de novos "escudeiros", "damas" e "cavaleiros".
(fotos de J. Paiva)

03 abril 2008

Bobby Mcferrin e Maria João

http://


Mcferrin (cantor, compositor e maestro, tendo ganho 10 Grammy Awards)é filho do famoso barítono erudito Rober Mcferrin (o primeiro cantor negro de prestígio na ópera). Macferrin gravou vários clássicos do Jazz e da música erudita, tendo trabalhado com reputados instrumentistas tais como Chick Corea, Herbie Hancock, Yo-Yo Ma, entre outros. Gravou inúmeros albuns em que é o único músico participante, no qual simula, nomeadamente, a parte instrumental. É também capaz de entoar canto difônico (prática muito comum nos países asiáticos),tal como o Tuva, no qual o cantor produz intervalos harmônicos e acordes a partir de uma só voz.

Como maestro já dirigiu inúmeras orquestras, tais como:San Francisco Symphony, New York Philharmonic, Chicago Symphony, Philadelphia Orchestra,London Philharmonic,Munich Radio Orchestra, Rotterdam Philharmonic, Leipzig Gewandhaus,Saint Paul Chamber Orquestra, entre outras.

Neste improviso jazístico, será de referir que a portuguesa Maria João teve não só uma brilhante demonstração da sua capacidade vocal, mas também da sua enorme capacidade criativa, resultando num momento musical de enorme transcedência (na minha opinião claro).