22 maio 2006

MOÇOILAS ...


Estas foram as " Moçoilas " que cantaram e nos encantaram.
Fiquemos, pois, a saber mais um pouco sobre tão simpático e interessante grupo:


Moçoilas

Partiram da recuperação de músicas tradicionais do Algarve, sobretudo da Serra do Caldeirão com algumas incursões ao Alentejo e à raia de Espanha. O seu repertório integra, na maior parte, cantigas populares tradicionais da região, férteis no praguejar algarvio e nas saudáveis malandrices que dão o picante às histórias simples dos amores e às criticas sociais.
Hoje, as “Moçoilas” conquistaram um espaço na música tradicional portuguesa, prosseguindo com as actuações por todo o País e estrangeiro, continuam dedicadas a um trabalho constante de pesquisa para enriquecimento do seu repertório que alargaram com outros temas actuais .
Surgiram quando foi necessário uma apresentação da Serra do Caldeirão, nas suas expressões Algarvia e Alentejana, na Festa do Desenvolvimento Local – Manifesta 1994 em Santarém. Os cantares da Serra eram muitos, os improvisos e acontecimentos espontâneos também, mas...não havia nenhum grupo organizado que pudesse apresentar ao público com toda a essência e alegria próprias deste sul interior do país. Surgiram naturalmente de uma grande vontade de cantar e de partilhar esse gosto umas com as outras.
Recolhas na Serra do Caldeirão, primeiro por uns amigos depois por elas próprias, logo se aperceberam que os cantares que os mais velhos sabiam, faziam parte de um conjunto de temas que viajam de boca (e alma) das pessoas de Norte a Sul de Portugal.
Fazem-se acompanhar de algumas percursões que partem do espontâneo, do improviso, dos objectos do quotidiano...

4 comentários :

Anónimo disse...

Pois é já as tinha ouvido na rádio!!! Cantam muito bem!!! E o historial é muito interessante! acho que vaio um cd para cima espero ouvir!!! rsrsrsrsrs Grilo Falante

Skywatcher disse...

Meu caro " Grilo ", faz favor de dispôr. Eu consegui obter o único CD autografado do grupo, e terei imenso prazer em dá-lo à sua escuta. Só terá que me contactar. É que nós prezamos os direitos de autor, e nada de cópias piratas ( Não vá o Jeremias da SPA estar à espreita ).

RM9 disse...

Essa das mordomias únicas deixa-me a pulga atrás da orelha...e uma certa dor de cotovelo. Que mania de ter sempre os exclusivos da atenção. A mim só me calha a parte dura de roer...Ele é CD autografado,beijos a capella, enfim!!! Mas já agora vou dar uma de mauzinho: não é "qu'ê tenha alguma coisa a ver com isso" mas as Moçoilas, não o nego, estarão a fazer um trabalho interessante, são afinadinhas, simpáticas, etc; no entanto, o estilo de música que cultivam exige uma certa predisposição senão torna-se um pouco "seca" (o mesmo se poderá dizer do nosso e de outros, é certo).

Skywatcher disse...

Roger, tás um chato. Mas atão as moças tavam-te dando seca ? Tã divertidas qu'élas eram.... home dum raio.... anima-te pá... nem que para isso sejas apanhado a ver o Canal 18... de que fala a cantiga delas...eheheheheh !