Hoje, dia 1 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial da Música.
Este dia foi instituído em 1975 pela International Music Council, uma organização não governamental fundada em 1948 sob o patrocínio da UNESCO. Pretendia-se assim, promover os valores da paz e da amizade por intermédio da música.
Neste âmbito, hoje destaco um dos elementos da linguagem musical, inúmeras vezes esquecido ou secundarizado: O SILÊNCIO.
Tal como o silêncio está presente na comunicação verval como um elemento fundamental na diferenciação de sentido entre palavras, possuindo uma função expressiva dentro da acção da linguagem, na música, o silêncio é um dos seus elementos essenciais.
Neste contexto, John Cage compôs a obra 4'33''. Na referida obra, após a entrada em palco e os aplausos, os músicos devem colocar-se em posição de execução e assim permanecer durante toda a obra (quatro minutos e trinta e três segundos, dispostos em três movimentos).
Esta obra evidencia a multiplicidade de sons contidos no silêncio, fazendo com que o espectador se torne cúmplice do compositor e co-criador da composição. Num sentido amplo, podem-se pré-determinar dois tipos de receptores: os "agitados" e os "comportados". No primeiro cenário, o barulho vence. Já no segundo, os ruídos transformam-se em música e os ouvintes em músicos.
Numa época em que somos confrontados ininterruptamente por uma agitação avassaladora de ruídos e sons, desafio todos os colegas a executarem no dia de hoje, a obra de John Cage, ou seja precrutando os sons e ruídos do "silêncio" durante 4'33''.
Curiosidades sobre a obra referida:
- Esta obra foi executada em 2004 pela Orquestra Sinfónica da BBC, com emissão em directo via rádio (Na emissão radiofónica, o sistema de emergência de rádio foi desactivado, pois o referido sistema de emergência é automaticamente accionado quando perdura o silêncio por algum tempo).
- Para alguns a escolha dos quatro minutos e trinta e três segundos (273 segundos), decorre do facto de na escala de Kelvin, 273º corresponderem a 0 k, que é o zero absoluto, ou seja, o estado de repouso das moléculas.
Bom dia e Boa Música.
2 comentários :
Demasiada informação para quem regressa de Lisboa depois de dois dias em corridas de um lado para o outro.
Estou mesmo a precisar de silêncio!
Estamos todos...
Em todo o caso agradeço!
Abraço
Sempre atento o nosso FM.
Pois que VIVA A MÚSICA.
Enviar um comentário