30 setembro 2007
29 setembro 2007
Solidariedade ...
27 setembro 2007
Pois... e também cantámos .! ...
Numa tentativa, algo tardia, de colmatar o deficit de alusões aos concertos, aqui ficam os registos fotográficos da nossa primeira entrada em palco, no memorável concerto em La Couture, pois, ao contrário daquilo que alguns mais desatentos possam pensar, nós também fomos a França cantar... ;-) .
A imprensa Gaulesa foi, aliás, unânime, em classificar-nos como o melhor coro presente, ( português, entenda-se ), galardão, ao qual já nos vamos habituando nas nossas diversas andanças pela " estranja ".
( Fotos: J. Paiva )
As provas do " crime " ...
Face à chegada da turbulenta e esfaimada turba de invasores, a coitada da tartaruga, que habitava a casca ( agora deserta ), que se retrata, viu-se na contingência de abandonar a sua " casinha " e partir para sabe-se lá onde.
Esta fotos são bem a imagem dos estragos que ficaram naquele campo de batalha, onde a fome, de negra que era, não perdoou nem ao simpático Pain Tortoise . ( o baptismo é meu ).
( Fotos: E.G. )
26 setembro 2007
Dramaturgia em 3 Actos
25 setembro 2007
O Benjamin do Chorus Auris

Nota: na foto podemos visualisar o J.S. acompanhado da cadela Roxanne (animal de estimação da Marie-Laure). Este cão de prodigiosa inteligência era o único que reconhecia o dialecto anglo-franco-portugues que o nosso colega João utilizava em terras gaulesas.
A Caçula do Chorus Auris em França
24 setembro 2007
Um artista Português ...
Ups... mas que raio de " coisa " é que se passa na fila de trás?? Que é aquilo nas testa da mademoiselle? Ele há cada " cromo ".!
( Foto: E.G. )
Provérbio português
"Onde/quando mija um português mijam logo/sempre dois ou três" .
Este provérbio, certamente ancestral, não só é valido para o território nacional como também além fronteiras, conforme testemunha a presente imagem cujo cenário é a Costa de Opalo (França) e na qual constam dois digníssimos coralistas e um ilustre director.
23 setembro 2007
Cape Gris Nez - Conquistado pelo Chorus Auris
22 setembro 2007
Uma borla !!!


Novas Funções?

19 setembro 2007
Siga a dança ...
Bailado na Sala das Acácias - Hinges/França


O público ao rubro denotando uma enorme agilidade nos reflexos e movimentos. Pena a rapidez de um tal diplomata ser extraordinariamente assaz, circunstância que impediu a minha pobre objectiva de captar o momento.
18 setembro 2007
No melhor pano cai a " Mancha " ...
16 setembro 2007
Espectador português em França

Cerimónias protocolares - França


Cerimónia protocolar no "Hotel de Ville" de Béthune (edifício da imagem à direita), tendo o Chorus Auris sido recebido pelo respectivo Maire Sr. Jacques Mellick (já desempenhou os cargos de Ministro do Mar e Secretário de Estado da Defesa Nacional), estando ainda presente o Maire de Hinge, Sr. Delory.


Cerimónia protocolar no "Hotel de Ville" de Touquet (edifício da imagem direita), tendo o Chorus Auris sido amávelmente recebido pelo Sr. Philippe Leleu (Adjoint do Maire), responsável pelo sector cultural.
Em ambas as cerimónias o Chorus Auris interpretou o "Acordai" de Fernando Lopes-Graça, bem como o "Siha Hamba" (Espiritual negro sul africano). Importa ainda destacar a prestimoso serviço de tradução efectuado pela nossa colega coralista Leonilde Madeira.
Momentos soltos - França 2007 II



Eis que a fera é majestosamente maneatada e dominada, pelo nosso amigo David Miniot (maestro do Coro de La Pastourelle) e o nosso colega Pedro Cruz (pianista do Chorus Auris), após muito suor, brilhantismo e coragem!!!
Momentos soltos - França 2007

Ainda dizem que a vida em Portugal está cara!!! Em França, nem mesmo as necessidades fisiológicas mais emergentes deixam de merecer particular atenção. Assim, torna-se necessário desenvolver um exaustivo e implacável peditório para que se possam cumprir com sucesso e sem precalços, os designios mais evidentes da natura humana.
(que o diga o nosso colega Eduardo)
Cemitério Português em Richebourg
A bandeira portuguesa está permanentemente hasteada neste espaço, que se encontra devidamente cuidado (refira-se que neste momento decorrem obras de conservação da fachada do cemitério, tendo encontrado no local uma equipa de trabalhadores idos de Portugal para a sua realização).
O reconhecimento das gentes desta região pelo sangue derramado por milhares de portugueses em defesa dos seus antepassados talvez ajude a explicar o modo extremamente caloroso com que sempre nos acolheram.
Avelino Subtil
Director precavido ...
M. André Delory - Apoio incondicional desde o início do Intercâmbio

Desde a primeira hora que Le Maire de Hinges, M. André Delory, tem dedicado um carinho muito especial ao intercâmbio entre o “LA PASTOURELLE” e o “CHORUS AURIS”.
A primeira fotografia é relativa à troca de lembranças no decorrer do jantar de despedida realizado no dia 10, mais uma vez oferta do município de Hinges, a segunda é de 1988, aquando da recepção na Mairie de Hinges, à delegação da Câmara Municipal de Ourém.
Em nome da AMBO, pretendo expressar o nosso profundo agradecimento a M. André DELORY, pela amizade que demonstra por Portugal (que conhece de Norte a Sul) e pelos portugueses, em particular os oureenses.
Contamos com a sua visita na deslocação do “La Pastourelle” a Ourém, em 2009.
Avelino Subtil
Contamos com a sua visita na deslocação do “La Pastourelle” a Ourém, em 2009.
Avelino Subtil
15 setembro 2007
Yvonne Cruppe. Um exemplo de vitalidade ...
Esta doce senhora, nossa querida amiga, e participante nestes encontros desde a primeira hora, possui uma vitalidade assombrosa.
Perdeu o marido ( o saudoso Auguste ) o ano passado, foi operada recentemente a uma perna e a uma mão, e mesmo com o apoio de uma canadiana, não deixou de participar de quase todas as actividades e concertos.
São de sua autoria, a totalidade das coroas que ornamentavam as cabeças das coralistas do Coro La pastourelle, nas suas novas indumentárias eslavas.
Um grande Beijo para ela.
( Fotos: EG )
A Casa de Portugal em terras de Norte de França - Saint Venant ...
Esta magnifica casa, e os jardins que a circundam, foram visitados por um grupo de Coralistas Portugueses e Franceses, após um cafézinho em casa do simpático casal Gerard e Therese.
Trata-se, segundo o proprietário actual, da casa que serviu de Quartel General ás tropas Portugueses instaladas na Flandres, durante a I Grande Guerra.
Faz parte do catálogo de " Parcs & Jardins " du Nord Pas de Calais, e o seu nome oficial é La Peylouse.
Nesta casa, e nesta zona, decorreu grande parte da acção, do recente livro do jornalista portugues José Rodrigues dos Santos intitulado " A filha do Capitão ".
Um local a revisitar, pois dispõe de insfraestruturas de turismo de Habitação, que estão em fase de expansão.
Um chamado de atencão para o lago ao fundo do jardim, perigosíssimo, face aos inúmeros crocodilos que lá existem, para cuja existência a placa na rede da porta alerta ;-)
( Fotos : E.G. )
Subscrever:
Mensagens
(
Atom
)