12 dezembro 2007

Cantata de Natal

No passado dia 9 de Dezembro, realizou-se no Salão Paroquial (gentilmente cedido) de N.ª Sr. da Piedade, em Ourém, o habitual concerto de Natal da Academia de Música Banda de Ourém.

Este ano, o projecto desenvolvido era deveras ambicioso e consistiu na apresentação de uma obra musical que congregava em simultâneo a participação de todas as secções que integram a associação (Chorus Auris, Coral Infantil/Juvenil, Orquestra Típica, Orquestra de Sopros, Romeiros e Escola de Dança).

Embora o tempo para montagem da obra fosse extremamente curto, será de reconhecer o enorme esforço efectuado pelos participantes, particularmente os coralistas do Chorus Auris e da Orquestra Típica, os quais apesar da sobrecarga de ensaios ocorrida, bem como das dificuldades linguísticas com que muitos se depararam, demonstraram ao longo de toda a preparação, uma assinalável entrega (uns mais do que outros ...)

A obra apresentada ("The Christmas Light"), é uma Cantata temática para a época do Advento ou do Natal. O arranjo para coro, solistas, narrador e coro de crianças é de Patrick M. Liebergen (compositor e editor, actualmente director coral na Universidade do Wisconsin) e inclui obras de Mendelssohn, Mozart, Schubert, Gruber, Handel, entre outros.

No final do especáculo decorreu um refeição convívio amavelmente oferecida pela direcção da AMBO a todos os executantes da associação.

Esta obra será novamente apresentada no próximo dia 6 de Janeiro de 2008, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, no âmbito do "Concerto de Reis", habitualmente promovido pelo Santuário de Fátima.



(pequena participação da classe de iniciação do Coral Infantil)

(vista panorâmica de um palco que se revelava pequeno para o número de participantes)




(espectáculo em que o público compareceu em massa, preenchendo assinalavelmente a sala)
fotos:Rui Subtil

6 comentários :

Anónimo disse...

Aquele não é o Coro Infantil. Aquela é a Classe de Iniciação do coral.

Rosa dos Ventos disse...

Perante o produto final, acho que valeu a pena o esforço.
Foram algumas semanas de muito trabalho durante as quais houve momentos bastante hilariantes mas também de alguma angústia!
E aproveito para dar os parabéns pela reportagem ao nosso FMStereo.

Anónimo disse...

Gostei do que vi e vivi no passado domingo.estamos todos,mas todos de PARABENS Fina

Rosa dos Ventos disse...

E está de parabéns a Fina que finalmente se decidiu a comentar!
Assim é que é!

Um abraço

Skywatcher disse...

Não gaverá algum benemérito que tenha um video do concerto e que o queira ceder para pormos aqui? Fica o convite.
Também gostei muito de ter participado, apesar de ter saído do estrado com os pés encharcados em ´´agua... ehehehe

FM stereo disse...

Caro anónimo, agradeço a observação a respeito da participação da Classe de Iniciação do Coral Infantil, ocorrência que já foi objecto de correcção.