05 junho 2007

Casa Museu Andrés Segovia

Na digressão do Chorus Auris a Espanha, tivemos a oportunidade de visitar a Casa Museu Andrés Segovia, espaço dedicado à memória do grande guitarrista e compositor (Andrés Segovia), natural de Linares, o qual mais do que qualquer outro músico foi o responsável pelo reacender do interesse da guitarra enquanto "instrumento clássico", contribuindo decisivamente para a visibilidade mundial de que actualmente este instrumento dispõe.

No término da visita, o Coro teve oportunidade de, em jeito de despedida, cantar uma pequena peça tradicional portuguesa com harmonização de Fernando Lopes Graça (São Horas de Emalar as Troixas), perante o atento D. Alberto (amigo e biógrafo de Segovia).

Amavelmente, não querendo deixar este facto em branco, D. Alberto efectuou o seguinte comentário: "no final de um concerto de Segóvia em Madrid, um poeta e crítico espanhol referiu que o piano era um discurso, a harpa uma elegia, e a guitarra uma canção, hoje também voçês deixaram aqui hoje uma canção". Sem dúvida um momento fortemente emocional, e um elogio que decerto não deixou os coralistas indiferentes.



6 comentários :

Anónimo disse...

Caro amigo coralista
Após tantos anos a cantar essa peça ainda não percebeu que a canção se chama "São horas de EMALAR as troixas"? Ai os vícios que criam...

Skywatcher disse...

Muito bem observado, meu caro anónimo. O termo correcto é mesmo esse EMALAR. Mas o FM não fez por mal.Qualquer dia, com todo este avanço tecnologico, ainda veremos escrito: São Horas de E-mailar as Troixas. O que significará, naturalmente, mandar as troixas por e-mail ... ehehehe.
Já agora, meu caro anónimo, deixe-me aqui dirigir-lhe um agradecimento e um cumprimento. Cantamos imensas peças suas no coro. Aliás, atrevo-me a dizer que ANÓNIMO, será, talvez, o autor com maior número de peças nos coros em geral. Gostaríamos muito de o conhecer... eheheh. 1 abraço. E continue atento e a participar neste nosso/vosso cantinho .

FM stereo disse...

Caro anónimo
Agradeço a observação efectuada, tendo já procedido à correcção. Já estava "embalado pelo sono"!!!!

RM9 disse...

E realmente FM está desculpado pois deveria estar verdadeiramente com muito sono, tal o ritmo inusitado com que postou. Esperemos que seja para manter pois o blog bem precisa.

Assinado:
O pai "blógico"

Skywatcher disse...

como Dupont e Dupont, Eu diria mesmo mais: ... tal o ritmo inusitado ....

Rosa dos Ventos disse...

E que tal EMALAR OS TROIXAS?