
"Porque a música penetra mais fundo na alma humana" (Platão)
Hoje (1 de Outubro) é o dia Mundial da Música. Desta forma, é com particular desagrado que se constata a ausência de qualquer evento (digno de realce nas proximidades) que condignamente assinale a mencionada data.
Afinal, o Homem tem sentido inspiração para compor música desde os tempos mais remotos. Há algo em nós que responde ao som e ao ritmo e ao produzirmos a nossa própria música, inspiramo-nos na natureza, seja ela o vento a roçar pelas árvores, o marulhar das ondas ou o trinado das aves. Desenvolvemos métodos para imbuir o som de significado, combinando notas, alturas e ritmos para formar uma melodia e usando a música como meio intrincado de expressão em níveis infinitamente variáveis.
A música transmite criatividade quer seja na sua linguagem de comunicação quer seja na sua percepção pelo mais comum dos seres, constituindo na actualidade uma importante forma de expressão livre que contextualiza, nomeadamente, as complexas mudanças da sociedade.
Para o dia de hoje deixo ao leitor duas sugestões:
1 - Caso esteja longe de Ourém, convido-o a colocar no leitor de música uma das suas músicas preferidas, escutando-a com particular atenção (sem leituras de jornal ou afins, ...), deixando-se embrenhar no sonho e ilusão que decerto esses sons lhe irão proporcionar.
2 - Caso esteja em Ourém ou nas próximidades, convido-o a deslocar-se à sede da AMBO para participar no ensaio do Chorus Auris que se realiza às 21:30h. Caso a sua coragem não o permita, venha pelo menos assistir. Esperamos por si.