22 maio 2007

Chorus Auris no Coliseu Micaelense

A convite do tenor italiano Giovanni D’Amore, deslocou-se a Ponta Delgada o Chorus Auris, para integrar o elenco do espectáculo “Mediterraneo, Profumo Latino,” cuja estreia nacional ocorreu, no dia 18 de Maio, nesta emblemática sala de espectáculos da bela ilha açoriana de S.Miguel. Para assinalar o lançamento do seu 4º CD e integrando o programa cultural das famosas festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Giovanni D’Amore apresentou-se no Coliseu Micaelense acompanhado por cerca de cem pessoas, entre músicos convidados, uma banda, uma orquestra e um coro, naquela que foi, sem dúvida, uma grande produção para um belíssimo espectáculo que teve a duração de três horas.
Nesta ousada jornada musical participaram, para além do grupo coral oureense, Rao Kyao, a orquestra Mare Nostrum, composta por jovens estudantes de música de Aveiro, Coimbra e Porto, uma banda de onde se podem destacar Gianluca Nanni (baterista) e Luciano Zadro (guitarrista), a soprano de origem austríaca Barbara Ullrich, os guitarristas Luís Ribeiro e Lelo Nogueira (músicos que acompanharam Amália Rodrigues), Carlos Jesus, guitarrista de Coimbra e Paulo Larguesa, em viola, Yanan (uma das duas únicas executantes europeias do instrumento tradicional chinês denominado “pipa”), a bailarina brasileira Karina e o tocador de serrote Osvaldo Roque, uma das promessas reveladas no programa televisivo «Aqui há talento». Todos estes elementos foram superiormente dirigidos pelo pianista e maestro italiano Stefanno Nanni que participou na produção dos últimos álbuns de Luciano Pavarotti.
A complexidade desta produção, nomeadamente no que respeita aos ensaios de conjunto, à montagem de todo o espectáculo e ao próprio local de exibição do mesmo, obrigou a que todos os participantes estivessem em Ponta Delgada no dia 16 do corrente, pelo que os 32 elementos que integraram a comitiva desta secção da AMBO deixaram Ourém pelas 16 horas, rumo ao aeroporto da Portela. O regresso ocorreu ao fim da tarde do dia 19.
Durante o tempo de permanência nos Açores há a realçar a forma excelente como o coro foi recebido, tanto no tocante ao alojamento e alimentação, como no tocante às relações interpessoais. Com efeito, e para além do plano artístico que decorreu num nível elevado, foi muito gratificante verificar que também no plano pessoal a recepção foi bastante calorosa, o que se tornou bem evidente sobretudo nos períodos das refeições em conjunto e dos ensaios, em que o convívio foi uma constante.
Por tudo isto pode afirmar-se que esta não foi apenas mais uma saída do Chorus Auris, face às particularidades de que se revestiu. Antes de mais por se tratar de uma das mais carismáticas salas de eventos culturais do país que comemorou, no passado dia 10 de Maio, noventa anos de existência com a exibição, única em Portugal, do espectáculo Mi soledad, do bailarino de flamenco Joaquin Cortés. Depois, pela grandiosidade e qualidade da produção de “Mediterraneo, Profumo Latino” que, pela diversidade de linguagens artísticas envolvidas, proporcionou aos elementos do Chorus Auris a criação de novas amizades com alguns músicos de grande craveira em termos europeus. Por último, mas nem por isso menos relevante, porque esta dispendiosa deslocação não teve qualquer custo para o orçamento da Academia de Música, pelo menos no que respeita às viagens e estadia do grupo.
Não será, portanto, exagero dizer-se que esta constituiu uma das melhores experiências de que o Chorus Auris, na sua já longa vida, teve oportunidade de desfrutar, o que poderá constituir um aliciante para aqueles que já integram o grupo mas, sobretudo, para os outros que, sendo apreciadores da música coral, não deverão protelar por mais tempo a sua entrada neste grupo. Sejam, pois, bem-vindos com a certeza de que outras experiências idênticas se adivinham no horizonte, ainda que a médio ou longo prazo.

4 comentários :

Unknown disse...

Realmente posso afirmar que deste que estou no coro esta foi sem dúvida a minha melhor experiência e que eu espero poder voltar a repetir. Foi sem dúvida um excelento espectáculo. Nem há palavras para caracterizar o concerto.

Rosa dos Ventos disse...

Eu não disse melhor!

;-)))

Skywatcher disse...

Cinco Estrelas companheiro. Quem sabe sabe, e o resto são... Cantigas !

Skywatcher disse...

Melhor estraga. Bravo companheiro.